CUIDADOS COM A ILUMINAÇÃO DE NATAL

Em menos de um mês para o Natal, os pisca-piscas começam a iluminar as casas e prédios das cidades. O clima da data já toca as pessoas antes mesmo de dezembro chegar. Enfeitar a janela, árvore e outras partes do imóvel pode ser uma tradição que sua família e vizinhos seguem todos os anos, mas é preciso lembrar que alguns cuidados devem ser tomados para que a alegria desta época não se transforme em dor de cabeça.

Ao optar pela aplicação de pisca-piscas pela casa, é necessário ficar atento em relação à conservação do equipamento, já que o descascamento dos fios pode provocar um acidente. “O excesso de carga ou um projeto inadequado pode acarretar sobreaquecimento ou curto circuito na instalação elétrica”, afirma Ligia Franco, arquiteta. Portanto, utilizar o material em boas condições é a atitude mais segura.

De acordo com a profissional deixar a iluminação ligada a noite inteira, além de prejudicar para o bolso devido ao alto consumo de energia, também pode causar um incêndio. “A recomendação é desligar o equipamento durante a noite para evitar que as lâmpadas fiquem superaquecidas e ocasionem um acidente”, diz.

O perigo não pára por aí. Segundo Ligia, os fios devem permanecer longe de materiais inflamáveis, cortinas e sofás. “Em caso de acidente, eles se tornariam combustíveis para o fogo”, explica Ligia.

Os pisca-piscas não devem ficar expostos à chuva e ao calor, pois os cabos podem ficar danificados. “Existem modelos de luzes com os fios impermeáveis que garantem melhor funcionamento e segurança”, orienta a arquiteta. Além disso, é preciso fazer toda a instalação com os pés e mãos secos. Caso seja preciso conectar os fios, a especialista recomenta o uso de fita isolante e nunca a do tipo adesiva, esparadrapo ou similar.

Para a decoração ter sucesso, todos os detalhes têm que ser avaliados. Se a produção for feita no jardim, há a opção de utilizar pisca-piscas com proteção de plástico para proteger as folhas e galhos de árvores do contato direto com as luzes.

 

Fonte: adaptado do site “Revista Zap Imóveis” (https://goo.gl/J68h91)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s