AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O FIM DO SINAL ANALÓGICO

POR QUE O SINAL SERÁ DESLIGADO?

O fim do sinal analógico tem duas funções: melhorar a qualidade dos canais abertos, permitindo que eles sejam interativos (consulta de programação) e com menos ruídos e interferências; e possibilitar que a faixa utilizada pela TV analógica (700 MHz), seja liberada para que a rede 4G possa se expandir, permitindo conexão à internet móvel em alta.

PRECISO DE UMA TELEVISÃO NOVA?
Não é necessário comprar um novo aparelho de televisão, pois todos podem ser adaptados ao sinal digital por um conversor. Os televisores comprados nos últimos cinco anos já possuem compatibilidade com o sinal digital. Além disso, aparelhos com o selo DTV, e a maioria das TVs de LED, LCD e Plasma já estão adaptadas ao sinal.

Confira em nosso site: https://goo.gl/P5uwEr

CONVERSOR DIGITAL E RECEPTOR DIGITAL SÃO A MESMA COISA?

Não. O conversor deve ser utilizado por consumidores que possuem TVs com canais analógicos e precisam do produto para conseguir acessar os canais digitais, por meio de uma antena UHF. É por meio dos conversores que se tem acesso a canal aberto em alta qualidade. O receptor é para quem tem antena parabólica, em geral, em locais distantes.

QUEM TEM TV POR ASSINATURA PRECISA DE ADAPTADOR?

Não. Os canais de TV por assinatura já são digitais, mas não necessariamente possuem alta definição (HD). Para que a imagem possa ser vista em HD, o consumidor pode ter de adquirir um aparelho da operadora que transmita esse tipo de imagem. De toda forma, os assinantes de TV paga não devem ser afetados com o fim do sinal analógico.

POR QUE ALGUMAS EMISSORAS DE TV ABERTA VÃO DEIXAR DE PASSAR NA TV POR ASSINATURA?

As emissoras SBT, Record e RedeTV anunciaram que deixarão de exibir a sua programação nas maiores operadoras de TV por assinatura (NET, OI, Vivo, Claro, Embratel e Sky) no fim deste mês. A decisão foi tomada por questões comerciais e não tem relação com o fim do sinal analógico, mas coincide com a data de mudança do sinal em São Paulo. As operadoras de TV por assinatura não têm obrigação de continuar transmitindo os canais abertos, por serem cortesia. O consumidor que quiser ter acesso a eles precisará ter um televisor preparado para receber o sinal digital por conta própria (sem o sinal da TV por assinatura).

É VERDADE QUE O GOVERNO DÁ CONVERSOR GRATUITAMENTE?
Apenas beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, têm direito a recebimento de kits gratuitos de conversão. A consulta sobre o direito ao recebimento do kit pode ser feita aqui. Outras informações podem ser obtidas no site: http://www.dtv.org.br/

POSSO ASSSISTIR À TV DIGITAL NO CELULAR?

Uma das vantagens do sinal digital é assistir conteúdo da TV aberta em celulares. Leia no manual como acessar a função de TV Digital e buscar canais. O consumidor pode comprar um telefone fabricado no Brasil, que seja compatível com as normas de TV digital da ABNT, que garante que o telefone tem especificações para receber o sinal.

 

Fonte: adaptado do site “O Globo” (https://goo.gl/LtU8g4)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s