SPOTS DE ILUMINAÇÃO: COMO USAR?

Os Spots de Iluminação podem transformar a decoração do ambiente. Aprenda aqui como usar este item.

O modo como você estabelece a iluminação da sua casa faz toda a diferença: além de interferir na beleza e elegância do ambiente, influencia também no conforto e aconchego. Alguns ambientes da casa pedem uma luz mais forte e central. Em outros, o adequado pode ser uma iluminação com pontos específicos.

Em áreas de serviço, como cozinhas e lavanderias, o ideal são luzes centrais com grande ângulo de abertura. Já locais como quarto, sala, banheiro e áreas externas como jardins, são ambientes que recebem muito bem luzes direcionadas: os spots de iluminação.

Os spots são úteis em locais em que você deseja dar destaque para algum objeto, como direcionar para quadros, televisão e artigos decorativos.

Além disso, em quartos e banheiros, uma boa dica é colocar spots de iluminação direcionados para os espelhos.

Já nas áreas externas, os spots dão um ar elegante ao direcionar a luz para plantas, árvores, fontes e degraus.

 

Lustres, spot, luminária ou pendentes. Qual é o melhor pra minha decoração?

Para começar, a primeira pergunta é “onde a peça será colocada”? Será que é mesmo necessário um lustre pendente? Ou pode ser um spot ou uma luminária mais simples?

Com auxilio de um profissional, arquiteto ou designer de interiores, é necessário avaliar o espaço disponível, o estilo da decoração e o efeito luminoso desejado, para assim poderem pensar na peça mais apropriada.

O mercado oferece uma variedade imensa de modelos, mas as peças podem ser, basicamente, divididas em 3 estilos:

 

  • Iluminação Arquitetônica

Geralmente “escondida” em sancas de gesso, ou atrás de algum objeto, como espelhos ou quadros, uma fita de led é instalada e cria um ambiente mais aconchegante. O objetivo é iluminar o ambiente de forma indireta, para que não tenha uma luz focada em algo específico. Junto com um ambiente bem planejado, dá a sensação de uniformidade ao ambiente.

 

Outro tipo de iluminação arquitetônica bastante utilizada atualmente, são os SPOTS. Esses pontos de luz são muito bons para iluminar e dar destaque a peças de arte, ou uma mesa de centro bem decorada, quadros. E o melhor é que além de conseguir esse efeito direcional, também é possível atingir a mesma iluminação de um plafon comum. Para isso é só instalar os spots com uma distância menor e colocá-los espalhados (simetricamente) pelo teto.

 

  • Iluminação decorativa

Lustres, pendentes, arandelas, etc. Essas peças são fundamentais para dar aquele ar sofisticado ao seu ambiente. Elas são capazes de mudar a característica de todo o ambiente.

Se você quer um ar mais retrô, por exemplo, use um lustre. O lustre possui várias lâmpadas, que ficam naquelas “ramificações”, por isso, possui uma iluminação mais abrangente. Costuma ser uma peça mais elaborada e rica em detalhes, e é exatamente nesse ponto que combina com decorações mais clássicas. Mas isso não é uma regra!

Já os pendentes são peças mais contemporâneas, e por ter apenas um único ponto de luz, são ideais para destacar algum ponto específico. Pode ser uma mesinha lateral, um criado-mudo, a bancada da cozinha ou sua mesa de jantar.

As arandelas são aquelas luminárias colocadas na parede. Elas são ótimas para iluminar ambientes de forma leve e despretensiosa, como corredores, fachadas ou banheiros. E é exatamente por isso que são excelentes para serem instaladas em varandas. Outro lugar interessante são os corredores, pois conduzem a pessoa a percorrer um “caminho”.

 

  • Iluminação Portátil

São os abajures, luminárias e colunas.

Aqui, deve-se prestar a atenção no ofuscamento, se a peça não oferece uma iluminação exagerada. Além disso, essas peças devem ser consideradas como um objeto de decoração. Portanto, preste atenção à combinação do seu abajur ou luminária com toda a decoração do seu ambiente.

A iluminação tem um poder especial de transformar o clima e a decoração de um ambiente, adicionando elegância e requinte.

 

Fonte: adaptado dos sites “Nicolucci” (https://goo.gl/KMro9J) e “Decorlux” (https://goo.gl/fMS6Sv)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s